O CarismaNotícias › 02/08/2018

Frei João destaca “a alegria das pequenas coisas”

encontro_frades_020818

Agudos (SP) – O segundo dia do Encontro dos Frades Estudantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição começou com a celebração solene das Laudes pela Festa Franciscana de Santa Maria dos Anjos ou do Perdão de Assis. É na Porciúncula, pequena capela de Assis dedicada a Nossa Senhora, que nasceu a Ordem Franciscana e onde São Francisco quis morrer. Assim, celebrando o vigor original da fraternidade, os frades estudantes desempenharam as atividades previstas para o dia com entusiasmo, leveza e fraternidade.

O secretário da Formação e Estudos, Frei João Francisco Silva, dirigiu os momentos de reflexão do dia. Baseando-se no Plano de Evangelização da Província, com enfoque especial no lema do Capítulo Provincial, que acontecerá de 12 a 21 de novembro, “Sejam chamados irmãos e menores” (RnB 6, 3), ele levou os frades a refletirem sobre a vocação e a participação na vida da Província, por meio do conhecido método: ver, julgar e agir.

encontro_frades_020818_1

Apresentando um panorama histórico, de modo breve e dinâmico, o secretário falou que os trabalhos desenvolvidos hoje nas cinco Frentes de Evangelização são resultado do empenho dos frades desde a fundação e restauração da Província. Segundo Frei João é preciso olhar o passado com gratidão, sobretudo pela dedicação fiel dos frades.  “Não percamos o espírito pelo qual este trabalho evangelizador se desenvolveu e que possamos corresponder aos apelos do mundo presente, sem descartarmos tudo o que foi feito até aqui”, pediu o frade.

Frei João utilizou alguns textos do Conselho Plenário da Ordem, como por exemplo,  a superação da “autorreferencialidade”.  “É sempre tempo de voltarmos o nosso olhar ‘à identidade desta Fraternidade de Irmãos e Menores’ (Legenda Perusina, 67)”, citou Frei João, reforçando que os frades são chamados a evangelizar em fraternidade, em comunhão com os demais irmãos, buscando evidenciar o Cristo pobre, nu e crucificado, em suas vidas.

Aos  frades estudantes deixou o seguinte questionamento: “De que forma podem contribuir nas Frentes de Evangelização?”. No período da tarde, os frades estudantes partilharam os anseios e sonhos tendo em vista os trabalhos evangelizadores da Província.

encontro_frades_020818_2

Já à noite, na capela interna do Seminário, como forma de agradecimento pelo bom êxito do dia, Frei João Francisco presidiu a Missa da Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula. Em sua homilia, destacou que “As alegrias que devem nos cercar nascem sempre das pequeninas coisas que fazem parte da vida que abraçamos, como testemunhou Francisco, que tinha sua grande fonte de alegria na pequena Igreja da Porciúncula, na qual estava presente a memória da serva de Deus, diante da qual Deus foi capaz de fazer grandes coisas”.

Neste dia 3 de agosto, os frades estudantes apresentarão um pouco da rotina das casas de formação e dos institutos de Filosofia e de Teologia. Também os frades que neste ano estão vivendo o Ano Missionário partilharão sobre suas experiências, desafios e trabalhos que desenvolvem em seus respectivos locais de atuação. No período da tarde está previsto um momento de lazer.

Leia também: Frades estudantes: tempo de reflexão, partilhas e estudos 

Equipe de Comunicação: Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Bruno Gonçalves Cezário, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Mário Sampaio Pelu, Frei Rodrigo José Silva e Frei Roger Strapazzon.

 VEJA MAIS IMAGENS DO ENCONTRO DOS FRADES ESTUDANTES