Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 01/08/2018

O Espírito do Senhor é nosso tesouro

17ª Semana do Tempo Comum

tesouroMt 13,44-46


“O Reino de Deus é como um tesouro escondido no campo” (Mt 13,44)


Essa parábola é semelhante às palavras que Jesus disse no evangelho: se queres me seguir, renuncia a si mesmo e vende tudo aquilo que tens e dá aos pobres e depois siga o caminho do teu tesouro. O tesouro é o Reino de Deus e o campo é o caminho; é a busca da conversão e onde vamos cultivar a nossa fé e a fraternidade. O cristão tem a missão deste homem, que encontra o tesouro e o mantém escondido para não ser roubado. Cheio de alegria vai e vende todos os seus bens e compra o campo. É a mesma atitude que São Francisco teve, isto é, de renunciar o conforto para estar ao lado dos pobres e abandonados. Tudo isso é para o Reino de Deus.

Jesus compara o Reino de Deus com o tesouro escondido no campo. Para melhor entender, esta parábola apresenta que é preciso uma busca para encontrar o seu tesouro que está escondido.  Santo Afonso Maria de Ligório, cuja memória celebramos hoje, soube colocar os seus dons para estar a serviço do Reino de Deus. Como músico, poeta, pintor, missionário e pastor, levou o caminho do Reino de Deus às ovelhas do Senhor. O Reino de Deus está no meio de nós, por isso precisamos rezar para que o Senhor nos conceda a graça de despertar os olhos da alma para podermos enxergarmos está graça e nos colocarmos de forma concreta na construção do Reino com o testemunho de nossas vidas.

Reflexão feita pelos noviços.