Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 08/07/2018

Olhar os sinais do Reino

14° Domingo do Tempo Comum.

sabor_080718Mc 6,1-6


“Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família” (Mt 6, 4)


 

No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o grande desafio de mostrar os sinais do Reino de Deus para aqueles que são de ‘nossa terra’, ou melhor, aqueles que já nos conheciam, que eram bem próximos, mas que nos viam com indiferença, sem esperança; falta de fé.

Quantas vezes nós, também, podemos ter esse olhar indiferente para algum irmão que está próximo de nós, seja na escola, no trabalho, na igreja, em casa, etc. Um olhar que expressa uma frase bem popular nossa: “Nunca esperei isso de você!”. Esta visão de subjugar o outro pelo que é ou pelo que se tornou pode nos desviar do caminho de Deus. Esta atitude nos faz cegos, nos faz ver o que não é essencial; não nos deixa ver verdadeiramente o Senhor e seus sinais em todas as coisas, momentos e pessoas. O subjugar nos corrompe e nos torna juízes – que não somos – deixando de lado o olhar casto e excluindo a escuta à Palavra Divina e aos irmãos.

Conscientes disso, que nós possamos deixar o Espírito de Deus se manifestar em todo nosso ser, para que tenhamos uma visão atenta às coisas de Deus. Que escutemos com paciência a Jesus Cristo, que nos fala de amor, ensinando sempre a fraternidade por meio da Sagrada Escritura e pelos nossos irmãos. Paz e Bem.

Reflexão feita pelos noviços.