Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 06/07/2018

Atender ao apelo do Senhor

13ª Semana do Tempo Comum

sabor_060418Mt 9,14-17


“Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores” (Mt 9,14)


No evangelho de hoje, vemos a narrativa do chamado de Mateus, que de cobrador de impostos se torna apóstolo e evangelista. Neste chamado, Jesus e seus discípulos vão novamente sentar-se à mesa com os coletores de impostos – figuras odiadas pelos judeus e toleradas pelos romanos – que eram considerados traidores da pátria e pecadores. E é por sempre estar junto a esses desprezados da sociedade que Jesus causa indignação aos fariseus, aos que se consideravam “puros”, aos que tinham condições para cumprir as exigências da lei.

Jesus veio para curar, veio aos que estão doentes, aos excluídos, aos que estão à margem da sociedade, muitas vezes explorados e depois descartados, como uma peça degastada de uma máquina. Jesus veio para devolver a dignidade ao homem que caiu por causa do mal, por causa do pecado. Ele quer misericórdia e não sacrifício – Misericórdia àqueles que erram, aos fracos, aos renegados; e não o sacrifício, às vezes apenas ritual dos preceitos, como uma troca com Deus.

Que a exemplo de São Mateus, saibamos atender ao chamado de Jesus, que possamos nos tornar íntimos Dele, que contribuamos de todas as formas para devolver a dignidade perdida de tantos que carecem desse encontro com Ele.

Reflexão feita pelos noviços.