Vida CristãEvangelho do dia › 05/07/2018

O poder de perdoar

?????????????????????????????????????????Mt 9, 1-8

1 Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. 2 Nisso, levaram a ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.»

3 Então alguns doutores da Lei pensaram: «Esse homem está blasfemando!» 4 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: «Por que é que vocês pensam coisas más? 5 O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande’? 6 Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados – então disse Jesus ao paralítico: – Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.» 7 O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8 Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.


* 9,1-8: Cf. nota em Mc 2,1-12. Só Mateus acrescenta na conclusão as palavras «por ter dado tal poder aos homens». Desse modo, o episódio se torna apresentação do poder de perdoar, que é entregue à comunidade da Igreja (cf. Mt 18,15-18).

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral