Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 14/06/2018

Reconciliar

10ª Semana do tempo comum

reconciliar_130618Mt 5, 20-26


“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. (Mt 5,20)


A mensagem central de Jesus neste evangelho é direta e categórica: o perdão é caminho de salvação!

Um erro frequente nosso é querer receber tudo, mas dar pouco ou quase nada. Queremos receber amor, carinho, compreensão, misericórdia, perdão… mas na hora de darmos isso a alguém, viramos a cara, colocamos barreiras, simplesmente dizemos não! O Senhor nos exorta a perdoar. A perdoar não apenas quem gostamos ou que traz benefícios para nós, mas principalmente nossos “adversários” (Mt 5, 25).

Pois, como queremos receber algum bem se não fazemos o bem? Como queremos entrar no Reino dos Céus, um lugar onde ninguém briga com ninguém, onde todos estão reconciliados uns com os outros se nós não queremos nos reconciliar com alguém? Há pessoas que não querem nem passar perto de outras, pelo simples fato de supostamente essa outra ter feito algo. Mas nem para falar com ela para saber se realmente foi feito algo ou não, essas pessoas vão. No entanto, esperam com o ego inflado outros virem pedir desculpas e se reconciliar com ela.

Não esqueçamos que Deus julga segundo nossa conduta e que a vida é uma semeadura, uma relação de partilha e comprometimento. É necessário se perdoar para perdoar o outro; é necessário perdoar o outro para ser perdoado. Com o quanto de perdão e misericórdia agirmos aqui, Deus agirá conosco no Grande dia, afinal, Ele nos dará o que buscamos!

Queres entrar no Reino dos céus? Perdoe, Ame e seja Misericordioso como Deus é.

Reflexão feita pelos noviços