Aprender de Maria a simplicidade e a perseverança

São Paulo (SP) - “Celebrar o fato de Deus ter querido para si uma mãe é celebrar o grande mistério de um Deus que se aproxima de nós”. Foi assim que o pregador Frei Clauzemir Makximovitz motivou os fiéis devotos de Santo Antônio da Paróquia Santo Antônio do Pari durante o 12º dia da Trezena de Santo Antônio. A Celebração Eucarística aconteceu às 19 horas. Segundo Frei Clauzemir, rezarmos a Nossa Senhora, celebrarmos suas devoções e a reconhecermos como Mãe de Deus diz muito de nossa fé, do que e de como cremos.

trezena_110618 (4)“Maria é parte do mistério da Encarnação, é instrumento, veículo, o meio de ação de Deus. Para Santo Antônio, e na espiritualidade franciscana, Maria é lembrada como aquela que intercede por nós sim, mas principalmente como aquela que mostra que é possível, que tem sentido dedicarmos nossa vida ao seguimento de Jesus. Santo Antônio apresenta Nossa Senhora como modelo de virtudes, aquela que aponta no dia a dia a presença e proximidade de Deus”, disse o frade.

Na nossa devoção popular, Maria é mulher da gente, tem a nossa cara, assume a nossa luta, acrescentou Frei Clauzemir. “Maria é mulher, mãe, aquela que serve, que cala e guarda em seu coração mas que anuncia pelo exemplo e pelas escolhas que faz. As devoções que surgem em torno da figura de Maria expressam a riqueza de cada povo, que vê na Mãe de seu Deus alguém especial que participa da escolha de Deus pela humanidade. Maria é a menina, que em sua fragilidade, dá um sim que muda a vida de tidos nós. Ela não sabia o que ia acontecer, só sabia que seria difícil, mas também sabia que não estaria sozinha”, observou.

“Cheia de Graça é aquela que se faz instrumentos da ação contínua de Deus no mundo. Cheia de Graça deve ser a nossa vida, e o é à medida que também sustentamos o nosso sim diário, constante e permanente. Nessa nossa Trezena, rezamos a Santo Antônio, que aprendeu de Maria a simplicidade de vida e a perseverança no sim de sua vocação, e que em companhia de Maria intercede por nós junto de Deus. Que possamos também nós seguir seus passos cada dia nos fazendo mais próximos de Deus que nos ama tanto”, pediu no encerramento de sua pregação.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO
Missas: 6, 7, 9, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h00 e 18h00.
Missa solene: 19h30, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.
Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.
Barracas de churrasco, pastel, sonho, fogazza, doce, quentão, vinho quente, bebida, hot-dog, pizza, tapioca, tempurá e calabresa e barraca de artigos religiosos.

VEJA MAIS IMAGENS