Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 12/06/2018

Sal e luz do mundo

Tempo Comum

sol_110618“Vós sois o sal da terra”


Mt 5,13-16


Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

A palavra do Evangelho de hoje é muito forte. Jesus designa os seus discípulos como luz e sal da terra. Essas designações feitas por Cristo são bastante desafiadoras e implicam um compromisso sério para com o mundo. Essas designações que implicam uma responsabilidade não servem só para os discípulos da época de Jesus, mas também para os discípulos de hoje, cujo os mesmos têm o nome de cristão. Entretanto, ser sal é justamente dar ao mundo um bom sabor, é testemunhar com a vida o Deus que nunca abandona ninguém. É não se deixar corromper-se pelas armadilhas que ele, o mundo, nos proporciona. As práxis do cotidiano muitas vezes mostram-nos ações desconfortáveis, porém é nesta hora que devemos pôr em prática o que Jesus nos pediu hoje.

Finalmente, o bom cristão é aquele que sempre está disposto a pôr em prática o que o Mestre manda transformando a realidade, sendo verdadeiramente luz e sal do mundo, não se deixando iludir por nada, porque sabe em quem depositou a sua confiança e por esta razão, empenha-se em radiar sua luz e a dar gosto às coisas desagradáveis. Que Jesus nos ajude hoje e sempre a ser luz e sal do mundo.

Reflexão feita pelos noviços