Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 05/06/2018

Dar a Deus aquilo que pertence a Deus

9ª Semana do Tempo Comum

moeda_050618Mc 12,13-17


“Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mc 12, 17)


Hoje, a Igreja faz memória de São Bonifácio, mártir na Frísia, reconhecido como o apóstolo da Alemanha por seus trabalhos junto ao povo germânico. Destacou-se por seus esforços em adaptar a liturgia conforme as necessidades e realidades das comunidades.

No Evangelho de hoje, alguns fariseus e partidários de Herodes decidem “testar” Jesus, vão até Ele e tentam-no ludibriar com palavras lisonjeiras, crentes de que Ele iria se deixar levar e que não perceberia a maldade de suas intenções. Mas, Cristo conhece os corações e perscruta o íntimo do ser humano, sabe que por detrás das belas palavras se esconde uma trama que pretende o colocar como um adversário, como alguém contrário a César.

Quantas são as vezes em que tentamos enganar a Deus e ao próximo, vivendo sob máscaras de bondade, de cuidado, de beatitude, que na verdade escondem a nossa busca por prestígio, por alimentar o nosso amor-próprio e por colocar-nos em lugar de destaque.

Lembremo-nos sempre das palavras de Nosso Senhor, “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’’ (Mc 12, 17), e avaliemos as reais intenções que estão por trás daquilo que oferecemos a Deus e ao próximo. Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços