Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 03/06/2018

A lei é para servir

9° Domingo do Tempo Comum

trigoMc 2,23-3,6


“O Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2,28)


No Evangelho deste domingo nos deparamos com mais uma grande lição da vida cristã: tudo deve conduzir para o bem e para a salvação de todos.

Jesus está caminhando em dia de sábado, e seus discípulos, que estavam com fome, começam a colher algumas espigas para comer, ato que não era permitido aos judeus fazerem naquele dia, como consta na Lei Mosaica. Jesus também era judeu, e permitir que seus seguidores fizessem isso, incomodou os fariseus, servidores da Lei.

E é então que Jesus faz recordar: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27). E ainda questiona se no sábado é permitido fazer o bem, ou fazer o mal, referindo-se ao homem da mão seca. Diante do silêncio de todos, Jesus se entristece, Ele sabe que frente à necessidade de um irmão, não fazer nada, é o mesmo que fazer o mal, que a justa necessidade supera a lei, e que qualquer mandamento que provoque dor ou injustiça não pode agradar a Deus.

Recordemos, irmãos, que aqueles que se colocam na dinâmica do Reino de Deus não podem deixar o Mandamento do Amor abaixo de nenhuma Lei! A lei foi feita para o homem, e não o homem para a lei, pois o homem é senhor também da lei. A lei e a justiça existem para servir a todos os homens, sem distinções!

Que o Senhor nos ajude a perseverarmos no seu exemplo, para que superemos sempre as barreiras que nos impedem de chegar até nossos irmãos. Assim seja!

Paz e Bem.

Reflexão feita pelos noviços