Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 02/06/2018

Autoridade do céu

8ª Semana do Tempo Comum

fariseus_0206Mc 11,27-33


“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”


O Evangelho mostra as autoridades da época de Jesus – os príncipes, os sacerdotes, os escribas e os anciãos – questionando a autoridade de Jesus. Cristo mostra que eles não são os únicos que podem anunciar, fazendo-lhes uma pergunta: “O Batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me. Eles discutiam entre si: se respondermos que vem do céu, Ele vai perguntar porque não acreditastes em João” (Jo 11,29-31).

A questão não são os questionamentos mas a malícia com que fazem eles. Tinham uma intenção maldosa, pois queriam, na verdade, desmoralizar Jesus e colocá-Lo numa situação embaraçosa.

O Batismo é o que nos dá essa autoridade, porque é pelo batismo que tornamo-nos discípulos, membros da Igreja, apóstolos e recebemos o Espírito Santo para anunciar, testemunhar e conhecer a vontade de Deus.

Jesus mostra que tudo que Ele fala é por aquele a quem quer revelar o seu Amor, a sua misericórdia, a simplicidade. Jesus sabia que estava a serviço daquele que é Autoridade, porque o que anunciava e anuncia ainda hoje é a própria Autoridade. Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços