Vida CristãMeditação diária › 03/05/2018

A lei dos homens

Frase para refletir:

“As leis são semelhantes às teias de aranha; detém os fracos e humildes, mas são destruídas pelos fortes e poderosos” (Sólon de Atenas, advogado e legislador grego, 640-558 a.C.).

medita_030518

Se considerarmos todos os poderes capazes de produzirem leis, e sua capacidade diária de publicá-las, poderíamos dizer que é impossível a um ser humano comum ter o conhecimento de todas. No entanto, o princípio geral do direito estabelece que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei. Mas de qual lei? Segundo o levantamento da Casa Civil da Presidência, no Brasil existem 181 mil leis que somos obrigados a conhecê-las para cumpri-las. Seria de todas elas?

No “andar de cima”, as ondas da lei parece não alcançar. Enquanto isso muitos “surfam” nas ondas da impunidade usando de “recursos ilícitos” para usufruírem dos “prazeres da vida”. Para a maioria, as leis estão cada vez mais pesadas exigindo até a última gota de suor do trabalhador para garantir recursos para os mais favorecidos. Resta, no entanto, a fé no texto Bíblico de Êxodo 3, 7 que diz: “vi o clamor de meu povo”.

Bom dia! Bom trabalho!

Reflexão feita por José Irineu Nenevê


Facebook: http://www.facebook.com/bomdiaebomtrabalho

Leia o Livro: BOM DIA E BOM TRABALHO, sabedoria para todos os dias. Ed VOZES.