Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 09/04/2018

Modelo de Escuta e de Amor

Anunciação do Senhor

09Lc 1,26-38

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.” (Lc 1,28b)

O Mensageiro de Deus, o anjo Gabriel, foi enviado a Nazaré a uma virgem chamada Maria. Disse que ela daria à luz ao Filho do Altíssimo. A jovem, surpresa pela notícia, pergunta como aconteceria isso, pois ela não morava com nenhum homem. Logo, o anjo respondeu que aconteceria por obra do Espírito Santo, porque ‘para Deus nada é impossível’. Isabel, sua prima estéril, estava grávida. Logo, Maria entregou-se totalmente à missão que o seu Senhor lhe concedeu.

Maria, uma jovem simples e humilde, na sua pequenez, aceitou com confiança o mandado do seu Senhor. Ela, tão serena, tão serva, desejou acolher em seu ventre o Filho de Deus, o Messias, a Luz da Aurora. Ela é exemplo de pessoa que espera e escuta o Senhor. No silêncio de seu coração, o Altíssimo já tinha semeado a bondade, o amor, a paciência, a compaixão. O Sumo Bem, que é nosso Guia, foi a fortaleza e a perseverança de Maria em sua caminhada como mãe e serva, por isso ela era cheia de Graça.

Nós, por intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, possamos ser modelos de escuta, de paz, de serenidade e de amor para com o nosso próximo. Que não sejamos fechados em nosso “mundo particular”, mas tenhamos sempre um coração aberto para acolher a Luz que ilumina todo o nosso ser e que guia a nossa caminhada rumo ao Pai.

Reflexão feita pelos noviços