O CarismaNotícias › 12/03/2018

Capítulo Avaliativo: 73 Fraternidades em Agudos

capitulo_120318

Com a presença de 151 irmãos, entre capitulares, observadores e convidados, foi realizado no último final de semana, no Seminário Santo Antonio, em Agudos (SP), o Capítulo Ordinário Avaliativo da Fraternidade Regional Sudeste III. Estavam representadas neste Capítulo 73 Fraternidades Franciscanas Seculares da Região. O Ministro Antonio Julio Martins iniciou fazendo uma apresentação da situação atual onde estão presentes essas Fraternidades e destacou que, em meio a tantas dificuldades, o Espírito de Assis continua presente entre os seculares. Frei José Carlos Correa Paz, TOR, a partir do tema do Capítulo: “Anunciando Cristo pela Vida e pela Palavra” e do lema: “Franciscanos Seculares: irmãs e irmãos na Igreja em saída”, fez uma reflexão sobre o símbolo do Capítulo e destacou a importância da espiritualidade franciscana. Segundo ele, se no Capítulo das Esteiras que realizamos em Aparecida fomos convidados a voltarmos a Assis, neste Capítulo todos devem sair em missão a partir do chamado que Francisco recebeu em São Damião e que hoje nos solicita o Papa Francisco: uma “Igreja em Saída”.

capitulo_120318_4

Somos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Estamos em época de mudança, temos uma OFS muito bem organizada, mas precisamos tomar o cuidado para não nos esvaziarmos e perdermos o espírito de pertença, precisamos mudar e isso dói e é necessário anunciar Cristo pela vida e pela Palavra. Precisamos acordar para a forma de atuação com espírito de servir. A pertença na OFS precisa nascer da intimidade com Deus, do contrário a vocação fica prejudicada.

capitulo_120318_5O Ministro ( foto à esq.) apresentou dados preocupantes, pois há um declínio constante no número de irmãos e as novas vocações ainda são insuficientes para mudar esse quadro, mas ao mesmo tempo vemos com alegria o surgimento de duas novas fraternidades nas cidades de Mogi-Guaçu, Santo André e o renascimento da Fraternidade na cidade de Barretos. Temos recebido frequentes pedidos de pessoas interessadas em conhecer a OFS e que o Regional está auxiliando bastante no crescimento da Juventude Franciscana (Jufra) com bons resultados e esperança de um crescimento ainda maior do carisma franciscano entre os jovens. Ao mesmo tempo, foi criada uma equipe ampliada de formação, com a participação um representante de cada um dos Distritos que formam a Região, pois a formação é o maior desafio para a OFS voltar a crescer.

Em debates separados, os Distritos estabeleceram as prioridades a serem trabalhadas no próximo triênio. Frei José Carlos agradeceu a presença participativa de muitos assistentes espirituais e a novidade de que as irmãs religiosas também são assistentes espirituais, deixando de ser chamadas de colaboradoras dos assistentes. O evento foi muito produtivo, fraterno, com muita participação e uma grande alegria em celebrar a Eucaristia junto com a comunidade que frequenta a Igreja do Seminário Santo Antonio, na cidade de Agudos.

capitulo_120318_2