Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 29/03/2018

O gesto do amor e do serviço

Quinta-Feira Santa – Ceia do Senhor

sabor_290318Jo 13,1-15


“Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora.”


Hoje é Quinta-feira Santa, dia da Ceia do Senhor, dia da Instituição da Eucaristia, dia do Sacerdócio Ministerial (Padres), Dia do Mandamento do Amor.

O texto da celebração nos diz que: “Era antes da festa da Páscoa”, e complementa ainda relatando a realização de um desejo: “… tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” Por isso, hoje é o dia do Mandamento do amor, assim como cantaremos na aclamação da missa vespertina: “Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei:”

Jesus pede aos discípulos e a nós: “… façais a mesma coisa que eu fiz”. Esta exortação foi feita logo após um gesto fraterno do Senhor: Lavou os pés dos discípulos.

E agora irmãos, qual deve ser nossa postura? Nossa vontade tem que ser igual a de Jesus; colocar-se ao serviço dos irmãos. E se por acaso encontrarmos irmãos que, semelhante a Pedro, peçam para se lavar por completo, tomemos com lição a resposta de Jesus: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés”.

Desse modo, possamos durante toda a nossa vida estar na total busca de realizarmos esse gesto simbólico de lavar os pés dos irmãos e irmãs. Esse gesto simbólico é o Mandamento do Amor e do Serviço.

Reflexão feita pelos noviços.