Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 26/03/2018

Maria unge Jesus

Segunda-feira da Semana Santa

sabor_260318Jo 12,1-11


“No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês”


A liturgia de hoje nos traz um exemplo profundo de serviço e reverência por parte de Maria, a irmã de Lázaro, que se dispõe a cuidar o Senhor Jesus com perfume de nardo, untando seus pés; e Judas que se opõe a atitude de Maria, alegando que se deveria vender o perfume para doar aos pobres o dinheiro. O mestre replica dizendo: “No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês”.

Com essa sentença, Jesus quer levar-nos a compreender que a prática do bem não pode esperar, ou seja, deve-se fazer o bem aqui e agora. A quem está mais perto, mais necessitado. Por outro lado, a intenção de Judas não estava nos pobres, mas no lucro que, certamente, poderia ter com a venda do perfume. Jesus reconhece a má intenção do discípulo e sabe que é muito difícil ajudar a todos. Podemos pensar na pobreza de muitos, mas devemos começar agindo aí onde nos encontramos para, deste modo, atualizar o Reino de Deus onde o seu amor demonstrado na cruz por Cristo preenche tudo e todos.

Portanto, a exemplo de Maria, somos chamados, a alegrarmo-nos com a presença do Senhor, a fazer o bem e dar o necessário, pois a prática do bem não tem preço. O importante é ajudar, é deixar alguém feliz.

Reflexão feita pelos noviços.