Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 04/03/2018

Templo do Espírito Santo

Tempo da Quaresma

sabor_040318Jo 2,13-25


“Não transformem a casa de meu Pai num mercado”


Amados irmãos e irmãs, paz e bem. É com grande júbilo que o Evangelho nos apresenta um novo templo do Espírito Santo. Jesus mostra-se como grande templo. O templo era e é lugar privilegiado de encontro com Deus, um lugar onde se deposita ofertas e sacrifícios e onde se forma verdadeiro tesouro administrado pelo sacerdote.

Por sua vez, o lugar sagrado torna-se uma rotina de comércio e poder. Pois, Jesus agiu severamente naquela visita ao templo de Jerusalém e mostra a sua grande consciência de como as atividades religiosas podem ser corrompidas pelos interesses econômicos e políticos.

Pois agora surge uma pergunta: Quantas vezes tornamos lugares santos como roteiro de negócios, de poder ou banalização?

Jesus mostra-se como verdadeiro templo que é o seu próprio corpo que morre e ressuscita, e por sua vez, Deus não é aquele que se mostra ou que quer habitar nos edifícios, mas nos lugares mais simples onde acontece a vida em Espírito e verdade.

Que o Senhor nosso Deus nos espelhe e nos ilumine para, assim, sermos cada vez mais autênticos na Palavra, verdadeiros crentes e menos comerciantes; mais zelosos com o corpo que é templo do Espírito Santo.

Reflexão feita pelos noviços.