Vida CristãEvangelho do dia › 17/03/2018

A manifestação de Jesus provoca divisão

evangelho_170318Jo 7, 40-53

40 Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta!» 41 Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galileia? 42 A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi?»

43 Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele.

As autoridades recusam ouvir Jesus -* 45 Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus?» 46 Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse homem.» 47 Então os fariseus perguntaram: «Será que ele enganou vocês também? 48 Vocês já viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? 49 Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito.» 50 Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: 51 «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele faz?» 52 Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galileia não sai profeta.» 53 E cada um voltou para sua casa.


* 45-53: Aqueles que detêm o poder não toleram a mensagem de Jesus, porque ela acabaria com todos os seus privilégios. Por isso, amaldiçoam o povo simples e procuram prender Jesus, usando a Lei como arma repressiva.

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral.