Começam as Missões Franciscanas da Juventude

Frei Diego Atalino de Melo, ofm

“Jovens, quis que estivésseis no centro da atenção, porque trago-vos no coração”. Certamente essas palavras do Papa Francisco, por ocasião da convocação do Sínodo da Juventude, também expressam aquilo que tem sido a juventude para a nossa Província: uma prioridade, um investimento e uma opção afetiva e efetiva.

Tal centralidade da juventude tem se revelado no acompanhamento de inúmeros grupos de jovens espalhados pela nossa Província, no cuidado e dedicação de nossos confrades em estar próximos a eles, escutá-los, entendê-los e acompanhá-los nessa fase de suas vidas, onde ‘se concentram os maiores problemas e desafios, mas, também, é a fase de maior energia, criatividade, generosidade e potencial para o engajamento. (Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais. Documentos da CNBB 85, 26).

Assim, as Missões Franciscanas da Juventude também são fruto dessa bonita caminhada que está acontecendo no cotidiano de nossas paróquias e fraternidades. Para muitos de nossos frades e para centenas de jovens, o mês de janeiro já tem se tornado uma referência de encontro, celebração, missão e evangelização, quando alguns dias de suas férias são dedicados para anunciar a Boa Nova de Jesus e experimentar a alegria de serem missionários franciscanos.

OUÇA O HINO OFICIAL DAS MISSÕES FRANCISCANAS DA JUVENTUDE 2018

Nesse ano de 2018 chegamos à quinta edição das Missões, que acontecerão nas cidades de Agudos e Bauru, de 17 a 21 de janeiro, e que mais uma vez surpreende pela grande adesão, contando com a participação de aproximadamente 600 jovens, 25 frades e 9 irmãs, provindos das mais distintas partes de nossa Província. Para acolher toda essa turma, foi criada uma comissão central com representantes das Paróquias Santo Antônio e São Paulo, de Agudos, Paróquias Santa Clara e Santo Antônio, de Bauru, mais a paróquia diocesana Nossa Senhora da Assunção, que acolherão nossos jovens e que desde já formam uma verdadeira família, dando um testemunho missionário de união, troca de experiências, partilha e integração. Também estão como nossas parceiras 3 comunidades de assentamento do MST, 1 clínica de reabilitação de dependentes químicos, 1 aldeia indígena e mais 1 projeto social para crianças em situação de vulnerabilidade social, além do Seminário Santo Antônio, que não está medindo esforços para bem acolher essa verdadeira multidão de jovens.

Com essa grande comissão formada por mais de 70 jovens e adultos, estamos trabalhando intensamente desde maio, pensando, refletindo e articulando inúmeras iniciativas missionárias para que os jovens possam exercer o seu protagonismo na missão. Além disso, com esse grupo, tivemos a preocupação de não só tê-los como ‘força de trabalho’, mas como próprio campo de missão. Assim, além de todas as reuniões, tivemos dois momentos fortes de formação e espiritualidade: um acampamento franciscano somente para os jovens, realizado em outubro; e um retiro para toda a equipe (jovens e adultos), realizado em novembro. A intenção desses dois encontros foi a de cuidar dos cuidadores, oferecendo formação, espiritualidade, aprofundamento e atenção para aqueles que estarão recebendo nossos jovens missionários.

mfj_020118-400-aToda a programação dessas Missões foi sendo construída coletivamente, juntando a experiência das edições passadas com as demandas próprias das comunidades que irão receber os jovens, de modo que nesse ano teremos as seguintes novidades:

A pedido dos próprios jovens, aumentamos o período das Missões de 4 para 5 dias, de modo que eles terão mais tempo para a convivência com as famílias e também com a comunidade que os acolhe.

Para que as Missões sejam também um momento de formação, será oferecido o aprofundamento de temas pertinentes à juventude através das seguintes oficinas: sexualidade, faculdade, depressão, arte, discernimento vocacional, namoro e matrimônio, política, espiritualidade franciscana, devoção mariana, família, mídias sociais, periferias existenciais, ecumenismo e diálogo inter-religioso, e protagonismo leigo.

Com o objetivo de incentivar a troca de experiências e o diálogo com outras culturas, 45 jovens serão acolhidos na Aldeia indígena dos índios Terena, em Avaí, onde terão a oportunidade de aprofundar um pouco mais sobre a questão indígena, conhecendo sua cultura e seus costumes através de uma verdadeira experiência de imersão.

O Aplicativo das Missões, já utilizado na última edição, foi aprimorado e atualizado para que os jovens tenham acesso a todas as informações e detalhes, bem como possam entrar em contato conosco para solicitar um acompanhamento vocacional. Aliás, a experiência da última edição mostrou que o contato vocacional é muito mais rápido e fácil pelo aplicativo do que pelo e-mail convencional.

Por fim, a expectativa dessas Missões Franciscanas da Juventude é a de que nossos jovens possam matar a sua sede de Deus, de verdadeiras experiências sagradas e profundas, de encontros e relações que marquem suas vidas, de atividades que enobreçam e qualifiquem suas existências, de palavras e testemunhos que lhes sirvam de norte, de uma alegria verdadeira e saudável, de um contato com a beleza de nosso carisma franciscano e de nossa fraternidade, de poderem compreender melhor o chamado de Deus para suas vidas e encontrarem a sua vocação, de reflexões e formações que lhes tirem do senso comum e lhes apontem um caminho, de um protagonismo e de uma evangelização da juventude feita pelos próprios jovens.

Que o bom Deus nos ajude a acolher com alegria e fraternidade a esses tantos jovens que certamente procuram em nossas Missões muitas respostas para suas vidas, e que São Francisco nos inspire sempre mais a sermos verdadeiros missionários e evangelizadores.

mfj_020118-830

Programação:

17/01 – QUARTA-FEIRA

10h00 – Abertura Oficial da V MFJ
12h00 – Almoço
13h00 – Formação para os guardiães (líderes de cada grupo)
14h00 – Integração do grupo através do esporte, dinâmicas e gincanas
16h30 – Pool party (festa na piscina)
19h30 – Jantar
21h00 – Oração da noite e Mística

18/01 – QUINTA-FEIRA

07h00 – Café da manhã
08h00 – Dança circular
09h00 – Formação sobre
o tema das Missões
10h30 – Oficinas temáticas
12h00 – Almoço
14h00 – Caminhada Franciscana até o centro de Agudos (Flash Mob)
17h30 – Missa de envio para as comunidades
19h30 – Saída para as comunidades

19 e 20/01 – SEXTA-FEIRA e SÁBADO

Dias de atividades e missões com programação de acordo com a demanda de cada comunidade

21/01 – DOMINGO

07h30 – Chegada no Seminário
08h00 – Missa de encerramento com Frei Fidêncio Vanboemmel
10h30 – Testemunhos, agradecimentos e anúncio da próxima MFJ;
13h00 – Almoço de encerramento

Ouça o hino:

mfj_020118-box